Project Description

O Curso

O Curso de Especialização Lato Sensu em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE ESTÉTICA - Lato Sensu tem como objetivo levar aos profissionais que desejam ingressar na área do ensino focado em saúde estética, propiciando o aprofundamento e a atualização em nível teórico e metodológico para o desempenho de suas práticas pedagógicas no Ensino Profissionalizante e Superior em saúde Estética.

OBJETIVO:
O objetivo específico é atualizar, desenvolver e aprofundar conhecimentos relativos aos aspectos teórico-metodológicos da educação, com ênfase no ensino da Estética desenvolvendo estratégias de ensino-aprendizagem que favorece a aplicação de metodologias inovadoras para o ensino dos alunos dos cursos que envolvem a Estética, Saúde e Bem Estar.

TIPO DO CURSO: Presencial

MODALIDADE: Lato Sensu.

DURAÇÃO: 360 horas (18 meses).

Turmas

MENSAL
Data: 1ª Semestre | 2021
Horários: Sábado das 08:00 às 18:00h e Domingo das 08:00 às 18:00h (uma vez ao mês)

Local:
INSTITUTO PAULA FRANÇA
Av. Jabaquara, 2819 – São Judas – São Paulo – SP

Descontos

Matrícula antecipada com desconto!
Até 30/09/2020 – 40% de desconto
Até 30/11/2020 – 30% de desconto
A partir de 01/12/2020 – sem desconto

Pré-requisitos

Portadores de diploma de graduação de cursos Reconhecido pelo MEC em Estética (grau superior ou tecnólogo), Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Odontologia, Terapia Ocupacional, Química, Farmácia entre outros graduados na área da saúde.

Disciplinas

Psicologia da Educação: a Aprendizagem e o Desenvolvimento Humano:
Conceitua a psicologia do desenvolvimento, estuda a teoria do desenvolvimento nos aspectos afetivo, cognitivo, moral e social, compreende dos ciclos da vida , identifica falhas no processo de desenvolvimento e da aprendizagem, maneja de forma favorável a inteligência, motivação e criatividade do aluno como facilitador da aprendizagem

Ética profissional no Ensino da Saúde Estética:
Apresenta, conceitua ética, undamentos filosóficos, ética empresarial e profissional, código de ética do profissional da estética e sua importância

Didática e Metodologia do Ensino Superior:
Desenvolvimento da visão crítica do papel da Didática na produção e construção do conhecimento

Princípios Reguladores da Gestão Democrática na Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino:
Desenvolve a crítica da prática educacional e profissional, a ação ética e com responsabilidade social e a formação integral do ser humano, especialmente dos alunos

Currículos Programas de ensino, Planejamento e Projeto Político Pedagógico:
Estabelecimento de objetivos educacionais, elaboração, intervenção e avaliação de projetos pedagógicos educacionais, cria de instrumentos e indicadores de aprendizagem.

Teorias de Aprendizagem:
Desenvolvimento da investigação, sistematização e soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano, baseados na aprendizagem a partir de experiências prévias, aprendizagem transformacional e aprendizagem experencial.

Andragogia e o Ensino em Saúde Estética:
Discute sobre o perfil dos alunos do ensino superior; a influência das mídias, a característica de utilidade e imediatismo, que apresentam frente à aprendizagem; os processos de motivação e a corresponsabilidade na construção do conhecimento, abordando os diferentes modelos e teorias que embasam os processos de ensino e aprendizado nesse nível educacional, incluindo a metacognição, múltiplas inteligências, protagonismo e coautoria. Reflete sobre a formação das classes, multiculturalidade, diversidade e inclusão social, proporcionando a integração do futuro professor ao universo do aluno como ferramenta de facilitação do processo de aprendizagem.

Motivação e Oratória no Ensino Superior:
Discute a respeito da utilização da motivação como estratégia fundamental para a efetivação da aprendizagem de acadêmicos. Bem como, compreender as principais teorias motivacionais e a sua relação com a aprendizagem, conhecer o papel do professor no ensino superior e, através da compreensão da importância da atuação desse profissional, estabelecer estratégias de ensino e de motivação que auxiliem no aprendizado. Aborda as melhores forma de comunicação e expressão dentro da sala de aula, para um aprendizado leve e efetivo.

Metodologia para Ensino da Estética:
Relembra e desenvolve metodologias para o ensino de: Anatomia e Fisiologia da pele e anexos| Evolução das afecções estéticas | Bases de eletroterapia | Tipos de equipamentos e características | Bases de Cosmetologia | Desenvolvimento de aulas expositivas acerca destes temas

Ferramentas do Coaching e PNL No Ensino de Saúde Estética:
Discute a aborda as ferramentas de programação neurolinguística e coaching para potencializar as didáticas de ensino e a tomada de decisão do docente frente a situações desafiadoras do dia a dia. Estabelece uma relação mais humanizada pautada em metas, objetivos e gerenciamento de stress em sala de aula.

Metodologias ativas:
Discute, analisa e reflete sobre o conceito de metodologias ativas e sua adequada utilização, considerando: a aprendizagem híbrida (Blended Learning); Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Games; Gamificação; Mapas Mentais; Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); Situações de Aprendizagem para o desenvolvimento de competências; Aprendizagem Colaborativa (Team Based Learning); e pesquisa como metodologia de aprendizagem, promovendo a interação do professor com outras possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem.

Recursos Tecnológicos na Educação em Saúde Estética:
Discute e promove reflexão sobre o uso das diversas tecnologias do processo ensino-aprendizagem e uso de ferramentas que promovam a aprendizagem significativa, crítica e eficaz.

Avaliação de aprendizagem:
Apresenta brevemente o processo de avaliação institucional e de desempenho docente. Discute os conceitos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na avaliação formativa. Analisa modelos, instrumentos e as formas de operacionalizá-los, a elaboração de critérios de aprendizagem e reflete sobre a indispensável relação da avaliação com os objetivos propostos, contribuindo para desenvolver a competência de identificar e aplicar o tipo de avaliação mais adequada ao processo educacional proposto.

Produção de textos científicos:
Desenvolve de competências em produção técnico-científica e que ajudem o aluno, a produzir academicamente e a melhorar seu desempenho profissional. Promove o entendimento dos aspectos que envolvem a comunicação científica, avançando para os aspectos normativos que orientam a redação e argumentação de textos acadêmicos, até desenvolver técnicas e orientações para a elaboração de projetos de pesquisa.

Tecnologia da informação e da comunicação e construção de materiais didáticos:
Reflete sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as mídias e sua relação com o processo de aprender, promovendo a compreensão sobre os princípios e características do ensino a distância, distinguindo-o das atividades virtuais em apoio ao presencial. Discute a visão desmistificada e abrangente do potencial de aplicação das tecnologias interativas na educação a partir da apresentação e análise de seus recursos e ferramentas, ressaltando os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

Metodologia do Trabalho Científico:
Compreender a pesquisa como um trabalho intelectual, compreender do método científico, tipos, características e sua importância para a ciência, aplicação dos conhecimentos adquiridos para melhoria de sua atuação profissional, utilização dos elementos geradores do problema de pesquisa.

Currículos Diferenciados:
Conceitua currículo e inovação curricular, diferenciando o currículo que inova em todos os seus eixos constitutivos e metodologias diferenciadas utilizadas pontualmente em componentes curriculares. Discute diretrizes curriculares e modelos de estruturas curriculares (disciplinares, modulares, por eixos temáticos e transversalidade), além de propostas curriculares diferenciadas como: currículo integrado/interdisciplinar, currículo por competências, currículo por problemas (PBL, Problem Based Learning), currículo por projetos e currículo interprofissional, entre outros, informando e sensibilizando o professor para alternativas do processo de ensino aprendizagem no ensino superior.

Plano de Trabalho Docente:
Reflete sobre o planejamento didático como ferramenta indispensável para uma ação docente responsável, retomando a análise da função de cada componente que compõe o plano docente para construir uma visão de conjunto. Estabelece relações entre os elementos e adequação aos objetivos propostos e avalia a proposta pedagógica do plano em relação às demandas e público, com a finalidade de elaborar a versão final de seu plano de trabalho docente no ensino superior, etapa que compõe o Trabalho de Conclusão de Curso.

Evento Científico em Saúde Estética:
Prepara e desenvolve habilidades, aptidão e senso crítico para elaboração, condução e coordenação de evento científico direcionado à Saúde Estética. Aborda questões éticas, conteúdo programático, gestão de pessoas, gestão financeira e desenvolvimento de parcerias para realização de evento científico.

Metodologia de trabalho científico Pesquisa científica:
conceito científico de pesquisa, ética na pesquisa, tipos de pesquisa; Projeto de pesquisa: elementos constitutivos, projeto para pesquisa bibliográfica; Escolha do tema; Revisão de literatura; procedimentos e instrumentos de coleta de dados; Organização, apresentação, análise e interpretação dos dados estatísticos; Regras para apresentação de trabalhos científicos; Artigos; trabalhos de revisão bibliográfica; Resumos e Abstracts.

Bônus

Ao se matricular na Pós-Graduação em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SÁUDE ESTÉTICA no Instituto Paula França, você terá direito a participar gratuitamente dos cursos abaixo:

– Taping Aplicado ao Pós Operatório de Cirurgia Plástica estética (10 horas).

– Curso de Fototerapia Aplicada ao Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica (10 horas).

Válido para turmas do 1º semestre de 2021.

As datas dos Cursos Bônus serão disponibilizadas no calendário de aulas da Pós-Graduação.

Coordenação Pedagógica

Profª Paula França
• Fisioterapeuta;
• Pós Graduada em Fisioterapia DermatoFuncional, Fisioterapia em Oncologia e Unidade de Terapia Intensiva;
• Especializada em atendimentos de pré, trans e pós operatório de cirurgia plástica estética e reparadora, cirurgia vascular e afecções tegumentares de paciente oncológicos;
• Ampla experiência em atendimentos de pacientes com FEG, Lipedema e Linfedema;
• Coach.

Investimento

    Turma

    Cancelamento

    O curso assim como a matrícula do aluno de Pós-Graduação, lato sensu,  poderão ser cancelados principalmente  por falta de quórum ou número mínimo de alunos para formação da turma, conforme  divulgação do curso sendo que o aluno poderá solicitar a devolução do valor pago a título de matrícula.

    O reembolso integral de quaisquer valores pagos referentes ao curso será feito em obediência e dentro dos prazos estabelecidos no Regimento Geral da Pós-Graduação, a contar da data de solicitação do mesmo, a ser feita na Secretaria da Pós-Graduação, pelo preenchimento de formulário específico; este reembolso só será feito ao próprio aluno, sem exceção.

    O simples abandono do Curso, pelo aluno, sem a devida formalização do cancelamento de matrícula, não será considerado para esse fim, permanecendo devido, neste caso, o pagamento integral de todas as mensalidades do período letivo correspondente.

    O candidato e ou aluno será avisado sobre o cancelamento com no mínimo 24 horas de antecedência à data prevista para o início do curso através do e-mail cadastrado na Secretaria da Pós Graduação. Antes de reservar sua passagem aérea e hospedagem, sempre entre em contato com o Instituto consultando a disponibilidade de vagas antes de realizar sua inscrição.